bandejaofm.com

Livros para ler enquanto você ignora os textos da faculdade (procrastinação e sugestões literárias)

Por Rafaella Porto

Quem nunca tentou fugir das obrigações procrastinando? Que tal tornar esse tempo aparentemente morto mais útil? Se sinta acolhido, aqui vou dar dicas de leituras obrigatórias, não aquelas que lemos por obrigação, mas sim indicações que, possuem uma importância literária por auxiliar o leitor a se comover, se divertir, ter senso crítico com um assunto que traga prazer, e essas indicações você, com certeza, deve ter como lido na sua listinha de livros. Segue algumas indicações.

1- Alice no País das Maravilhas

O livro conta a história de uma menina chamada Alice que ao perseguir um coelho branco com quem conversa, é transportada para um mundo imaginário cheio de criaturas especiais, como o Chapeleiro Louco, Rainha de Copas, A Lagarta e muitas outras. Ao decorrer, acompanharemos as aventuras de Alice em situações absurdas e a constante fuga de lidar com a passagem da infância para a vida adulta. Por fim, adquiriremos um conhecimento junto a personagem sobre essa fase difícil da vida que lida com frustrações e a luta de escapar das obrigações.

Essa obra de Lewis Carroll é para quando você estiver precisando de escapar do mundo real e adentrar em um mundo diferente assim como Alice.

2 – O Pequeno Príncipe

Uma obra que leva o leitor a viajar com o personagem principal nessas descobertas sobre o ser humano. Esse clássico de Antoine de Saint- Exupéry conta a história de um piloto que cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Com a convivência desses personagens, esses dois repensam seus valores e tentam entender a essência humana, esses essenciais para uma convencia humana e que colabora com uma sociedade mais harmônica.

Se está procurando um livro viajante para sair da sua rotina chata e monótona, esse é perfeito para essa situação.

3 – Harry Potter e a Pedra Filosofal

Esse clássico da literatura infanto juvenil introduz Harry Potter, um garoto cujos pais feiticeiros, foram assassinados por um poderoso bruxo enquanto ele ainda era um bebê. Com esse resultado, ele é levado para a casa de seus tios, que não possuem nenhum envolvimento com situações sobrenaturais. Harry é maltratado por eles, vivendo embaixo da escada em um armário minúsculo, usando óculos remendados e ainda tendo que usar roupas usadas e velhas de seu primo. Tudo isso muda no seu aniversário de 11 anos quando ele descobre a verdade sobre a história de seus pais, que era escondida por seus tios. A partir desse momento a vida dele muda por completo.

Se você não aguenta mais lutar contra o pesadelo que é ler os textos obrigatórios das disciplinas do seu curso, venha adentrar o pesadelo que foi a vida de Harry na casa de seus tios nesse que é o primeiro volume de uma série de livros. Ao longo da saga, você descobrirá as intrigas politicas do mundo dos bruxos e que envolvem a vida de Harry. Um aspecto importante da saga é que ela evolui com o leitor. Cada volume desenvolve conflitos de acordo com a idade das personagens em uma linguagem próxima a faixa etária correspondente dos leitores. Assim, público e personagens envelhecem e amadurecem juntos ao longo da série.

4 – O Nome do Vento

Esse livro acompanha trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida: o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano, os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Esses seres do mal reaparecem na cidade e um cronista se aproxima de Kote por acreditar que essa situação possui uma ligação com a história do personagem.

Está a fim de uma história cheio de mistérios para desvendar em um mundo fantástico, repleto de mitos e seres fabulosos, heróis e vilões e com personagens cativantes? Esse livro é perfeito para você, leitor.

Agora você pode ficar sem culpa de procrastinar, pelo menos estará com um Lido na sua lista de lidos do mês. E vamos concordar que ler um livro dessa indicação é bem melhor que uma leitura obrigatória.

Caso tenha discordado de alguma indicação ou queira dar uma indicação, conte para a equipe do Sopa de Letras pelo Instagram @bandejaoradio

2 Comments

  1. Sarah Thomaz

    Amei as indicações!!!

  2. Renam Linhares

    GRANDE PAUTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *