A segunda fase está em andamento e será decidida pelo voto popular. Quinze artistas continuam na disputa e estão participando da rodada de entrevistas com o quadro Prato da Casa e algumas entrevistas já podem ser acessadas via Spotify, Deezer, Apple Music, Google Podcasts e mais. Além disso, as canções enviadas por participantes tocam semanalmente na grade do Bandejão. Confira quem ainda está concorrendo:
Confira aqui o vídeo de divulgação dos nomes.
Artistas: Augus7o, BDON, Evelyn do Carmo, Inseton, Laika no Espaço, Limbo 7, Marol, Marsu Frontini, Miquelão, Nanda Menezes, Passivas Agressivas, Paula Madi, SYMA, Sheila Santos e Xavier Lucas.
O Festival Prato da Casa é realização do “Prato da Casa“, quadro semanal do programa “Bandejão 104.7”, veiculado semanalmente na rádio Universitária 104.7. O quadro divulga artistas atuantes no estado do Espírito Santo, transmitindo músicas e entrevistas com quem canta, toca ou compõe o repertório musical capixaba contemporâneo.
Na atual edição, em 2023, o festival premiará 5 (cinco) artistas com a produção de uma música cada no estúdio de música da UFES. As canções comporão um disco musical online produzido pelo Bandejão.
Nesta décima sexta edição, os participantes precisam passar por 3 (três) etapas, duas delas já concluídas. A primeira fase consistiu no envio de canções autorais de artistas via formulário de inscrição, divulgado em cartazes e nas redes sociais do Bandejão.
Mais de 60 participantes se inscreveram e tiveram suas canções exibidas na grade do programa Bandejão. A missão de selecionar 15 artistas para a segunda fase caiu nas mãos de um júri composto por três pessoas especializadas, convidadas pela equipe do Bandejão:

ANACRIS – Cantora e compositora do samba capixaba. Seu trabalho ganhou visibilidade a partir de um movimento chamado Movimento Samba Novo, que dá espaço para artistas com composições autorais.
Atualmente, Anacris faz parte do grupo Mulheres Sambistas ES e além de jurada, também é uma das artistas que vão compor o disco online produzido pelo Bandejão.

SAGAZ – Militante e artivista (artista e ativista) da cultura hip hop há 40 anos, também já marcou presença em edições anteriores do Festival.
Além de ser b.boy, grafiteiro, rapper e DJ, Edson Sagaz é membro fundador do grupo Suspeitos na Mira e fará parte do disco online produzido pelo Bandejão.

HELLEM PIMENTEL – Professora do Departamento de Teoria da Arte e Música na UFES, onde dá aulas de canto, canto coral e regência, música popular, percepção musical e etnomusicologia.
Também atua como cantora e pianista com um repertório voltado para a MPB. Já se apresentou em eventos como o Festival de Jazz e Blues de Manguinhos e o Festival de Inverno de Domingos Martins, além de participar da produção de espetáculos musicais e escrevendo arranjos exclusivos.
Hellem também vai compor o disco online produzido pelo Bandejão.
A votação se encerra no dia 10/11/2023 para, então, descobrirmos quem serão 10 (dez) grandes finalistas da terceira fase do festival, na qual artistas se apresentarão ao vivo no dia 25/11/2023 em um palco localizado no Centro de Artes da UFES, em frente ao Prédio de Multimeios (Bob Esponja). O voto popular e o do júri irão decidir os cinco melhores artistas.
Para acompanhar todas as atualizações do XVI Festival Prato da Casa 2023, siga o Bandejão no instagram e no Twitter do programa.
Fique de olho!
Por Renam Linhares