bandejaofm.com

Cooperativas capixabas investem em energia solar para reduzir impacto ambiental 

Energia renovável pode ser sinônimo de sustentabilidade para o mundo e economia para as cooperativas

Por Maine Pinheiro

A usina tem capacidade para atender quase 40% da demanda do Hospital Unimed – Foto: Divulgação / Unimed Sul Capixaba 

Os casos recentes de eventos climáticos extremos e aumento das temperaturas têm chamado a atenção de cientistas, autoridades, cidadãos e empresas sobre a necessidade de mudanças para conter os danos ao meio ambiente. As cooperativas, que têm como essência a responsabilidade com a comunidade e, inevitavelmente, com o ambiente, podem se destacar como parte dessa solução, adotando iniciativas sustentáveis. A Unimed Sul Capixaba, por exemplo, instalou uma usina fotovoltaica para suprir as necessidades do Hospital Unimed Sul Capixaba, em Cachoeiro de Itapemirim.

A usina solar, inaugurada em 2020, foi uma grande iniciativa da cooperativa para garantir uma operação mais sustentável. No início, a usina contava com 1.500 módulos solares e quatro  inversores. Neste ano, houve uma expansão da infraestrutura: agora, são mais de 2.600 módulos e  oito inversores, responsáveis por transformar a luz do sol em energia elétrica. Segundo a cooperativa, em seu funcionamento máximo, a usina é capaz de atender quase 40% da demanda energética do hospital.

Além de contribuir para a preservação ambiental, ao evitar o uso de fontes poluentes de energia, a energia solar é uma excelente opção para economizar. ”Essas práticas não só geram economia financeira, mas também incentivam o consumo eficiente de recursos, promovendo o equilíbrio entre crescimento econômico e o meio ambiente”, declara a gerente administrativa e de operações da Unimed Sul Capixaba, Vanessa Garcia. 

Mesmo antes da implantação da usina solar, a cooperativa já tinha ações voltadas para a sustentabilidade como rotina, como a captação de água da chuva e uma estação própria de tratamento de resíduos. Para Garcia, as cooperativas podem e devem ser protagonistas na adoção dessas práticas.

“Na visão da Unimed, as cooperativas sempre desempenharam um papel importantíssimo na busca de um futuro mais sustentável, exatamente porque os princípios cooperativistas estão baseados na responsabilidade social e na preocupação com a sociedade de uma forma geral”, acrescenta.

O hospital também tem um sistema para captação de água da chuva e uma estação de tratamento de resíduos – Foto: Divulgação / Unimed Sul Capixaba 

Entenda a importância de iniciativas como a da Unimed Sul Capixaba:

Para colocar o projeto de expansão da usina solar em prática, a Unimed Sul Capixaba contou com o apoio financeiro do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). O gerente de Negócios do banco, Ezequiel Loureiro, afirma que financiamentos para a geração de energia limpa e empreendimentos sustentáveis, como as cooperativas, estão alinhados à política de sustentabilidade do banco capixaba. 

“As cooperativas, para vários municípios, são as maiores empregadoras. Elas têm um papel fundamental na geração de emprego e renda no cenário regional e nós, enquanto agentes de fomento, entendemos ser extremamente importante estar junto dessas cooperativas apoiando seus projetos”, aponta Loureiro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *