Por Felipe P. Oliveira
Considerado o Oscar da indústria musical, o Grammy Awards sempre foi um evento que causava grande repercussão na internet, devido aos seus vencedores, performances, roupas extravagantes, interações e até polêmicas, servindo de palco para vários momentos icônicos da cultura pop. Criada em 1965, a premiação ainda detém o prestígio de ser “o maior prêmio do mundo da música”, com nomes veteranos como Michael Jackson à novatos como Billie Eilish no seu panteão dos artistas mais premiados.
O prazo de elegibilidade para o próximo Grammy de 2025, que começou dia 16 de setembro do ano passado, terminou na última sexta-feira (dia 30) de agosto, agora futuros lançamentos só poderão concorrer no evento de 2026. Embora os indicados oficiais às categorias só serão relevados em 8 de novembro deste ano pela própria academia, nada nos impede de tentar prever quais músicas e álbuns ocuparão as vagas na próxima disputa pelos maiores prêmios! Aqui nós do Marmita Pop comentaremos o “Big 4” (as quatro principais categorias) e o gênero pop.
Para concorrer à premiação, o artista junto com sua gravadora devem submeter o trabalho em questão à instituição, esclarecendo quais categorias e gênero musical que tem o intuito de disputar. Essas submissões são analisadas por um comitê votante, que decide quais de todos os pretendentes ganharão uma indicação. Esta edição já está sendo considerada muito aguardada pelos fãs nas redes sociais, pois reunirá grandes nomes da indústria responsáveis pelos maiores lançamentos musicais do ano de 2024.
Entre os possíveis destaques para o ano que vem, temos recordistas como Beyoncé (a artista mais premiada da história com 32 gramofones), Billie Eilish (a artista mais jovem a ganhar todos os principais prêmios), Taylor Swift (a única pessoa a possuir 4 prêmios de Álbum do Ano), além de outros grandes nomes como Ariana Grande, Kendrick Lamar, Lady Gaga…
Para os prováveis estreantes no Grammy, nomes como Sabrina Carpenter, Chappell Roan, Shaboozey, Benson Boone e outros são listados, que emplacaram músicas que se tornaram os maiores sucessos comerciais em paradas ao redor do mundo.
IMPORTANTE: o Grammy pode ser uma caixa de surpresa em relação aos seus indicados, e até o mais improvável dos casos pode acontecer, independente do sucesso ou aclamação conquistados (a situação do The Weeknd em 2021 exemplifica). Então, o que está aqui é apenas apostas, nada confirmado ou certo.
1. GRAVAÇÃO DO ANO – “RECORD OF THE YEAR“
Essa categoria premia todos os envolvidos na criação de uma música, como intérprete, compositor, produtor, engenheiro de áudio… (o sucesso comercial é um fator que na maioria das vezes ajuda a escolha dos indicados).
- A Bar Song (Tipsy) – Shaboozey
- Beautiful Things – Benson Boone
- Birds of a Feather – Billie Eilish
- Espresso – Sabrina Carpenter
- Fortnight – Taylor Swift feat. Post Malone
- Not Like Us – Kendrick Lamar
- Texas Hold’ Em – Beyoncé
- We Can’t Be Friends (Wait for Your Love) – Ariana Grande
Quem deveria vencer: Espresso
Quem é o favorito a vencer: Not Like Us
Outras opções: Agora Hills – Doja Cat; Good Luck, Babe! – Chappell Roan; Too Sweet – Hozier; Die with a Smile – Lady Gaga ft. Bruno Mars; Made for Me – Muni Long.
2. CANÇÃO DO ANO – “SONG OF THE YEAR”
Essa categoria premia apenas os envolvidos na composição da música, lírica e melódica. Se o intérprete também for o compositor, ele ganha o prêmio, se não, a indicação não conta para ele.
- Birds of a Feather – Billie Eilish
- Die with a Smile – Lady Gaga ft. Bruno Mars
- Fortnight – Taylor Swift feat. Post Malone
- Good Luck, Babe! – Chappell Roan
- Now and Then – Beatles
- Texas Hold’ Em – Beyoncé
- Too Sweet – Hozier
- We Can’t Be Friends (Wait for Your Love) – Ariana Grande
Quem deveria vencer: We Can’t Be Friends (Wait for Your Love)
Quem é o favorito a vencer: Too Sweet
Outras opções: Agora Hills – Doja Cat; Espresso – Sabrina Carpenter; Beautiful Things – Benson Boone; Saturn – SZA; Deeper Well – Kacey Musgrave.
3. ÁLBUM DO ANO – “ALBUM OF THE YEAR”
Considerado pela instituição e pela mídia o principal prêmio e com maior prestígio dentro no Grammy. A academia costuma diversificar nos concorrentes em relação ao gênero musical deles.
- All Born Screaming – St. Vincent
- Chronicles of a Diamond – Black Pumas
- Cowboy Carter – Beyoncé
- Deeper Well – Kacey Musgrave
- Eternal Sunshine – Ariana Grande
- Hit Me Hard and Soft – Billie Eilish
- Only God Was Above Us – The Vampire Weekend
- The Tortured Poets Department – Taylor Swift
Quem deveria vencer: Cowboy Carter
Quem é o favorito a vencer: Hit Me Hard and Soft
Outras opções: Higher – Chris Stapleton; Brat – Charlie XCX; Rise and Fall of a Midwest Princess – Chappell Roan; We Don’t Trust You – Future & Metro Boomin; Scarlet – Doja Cat.
4. ARTISTA REVELAÇÃO – “BEST NEW ARTIST”
A categoria mais mutável entre as principais. Não necessariamente o artista precisa ter lançado seus primeiros trabalhos no período, mas ter seu primeiro auge de carreira na indústria.
- Benson Boone
- Chappell Roan
- Megan Moroney
- Sabrina Carpenter
- Sexyy Red
- Shaboozey
- Tanner Adell
- Teddy Swims
Quem deveria vencer: Shaboozey
Quem é o favorito a vencer: Chappell Roan
Outras opções: Raye; Sierra Ferrell; The Last Dinner Party; Flo Milli; Renee Rap; FLO.
5. MELHOR ÁLBUM POP VOCAL – “BEST POP VOCAL ALBUM”
- Eternal Sunshine – Ariana Grande
- Hit Me Hard and Soft – Billie Eilish
- The Rise and Fall of a Midwest Princess – Chappell Roan
- The Tortured Poets Department – Taylor Swift
- Short and Sweet – Sabrina Carpenter
Quem deveria vencer: Eternal Sunshine
Quem é o favorito a vencer: Eternal Sunshine
Outras opções: Radical Optimism – Dua Lipa; Something to Give Each Other – Troye Sivan; Fireworks and Rollerblades – Benson Bonne.
6. MELHOR PERFORMANCE POP SOLO – “BEST POP SOLO PERFORMANCE“
- Beautiful Things – Benson Boone
- Birds of a Feather – Billie Eilish
- Espresso – Sabrina Carpenter
- Good Luck, Babe! – Chappell Roan
- We Can’t Be Friends (Wait for Your Love) – Ariana Grande
Quem deveria vencer: Good Luck, Babe!
Quem é o favorito a vencer: Espresso
Outras opções: Training Season – Dua Lipa; Too Sweet – Hozier; I Can Do It with a Broken Heart – Taylor Swift.
7. MELHOR PERFORMANCE POP DE DUO OU GRUPO – “BEST POP DUO/GROUP PERFORMANCE
- Die With a Smile – Lady Gaga feat. Bruno Mars
- Fortnight – Taylor Swift feat. Post Malone
- Guess Remix – Charlie XCX feat. Billie Eilish
- II Most Wanted – Beyoncé ft. Miley Cyrus
- Now and then – Beatles
Quem deveria vencer: Die with a Smile
Quem é o favorito a vencer: Fortnight
Outras opções: Feels Like Falling in Love – Coldplay; Supernatural Remix – Ariana Grande feat. Troye Sivan; New Woman – LISA ft. Rosália
Outras categorias que alguns artistas podem se destacar são Melhor Música Country com Texas Hold’ Em de Beyoncé, Melhor Performance Pop Dance com Yes, And? de Ariana Grande, Melhor Álbum Eletrônico com BRAT da Charli XCX entre outras. Os indicados oficiais ao Grammy 2025 serão revelados no dia 08 de novembro e a premiação acontecerá no dia 02 de fevereiro, até lá você acompanha tudo em relação ao Oscar da música nos episódios do quadro Marmita Pop da rádio universitária Bandejão 104.7.
Nunca na vida que We Can Be Friends merece mais que Too Sweet. Hozier é um sopro de ar fresco, feliz de ver ele ter de novo o reconhecimento que merece. Revelação é Chapell ou Sabrina, o resto é o resto. Disco pop e disco do ano é Taylor de novo. Esse disco quebrou recorde atrás de recorde e até bloqueou a favorita do primeiro lugar, fora que liricamente da de dez a zero nos outros, achei até que ela escreveu o disco com uma faca e n com uma caneta. Se n for Taylor dêem para a Kacey ou o Vampire. N vejo tanta graça nesse pop rnb requentado capenga da Ariana, a Beyoncé precisando de 350 compositores para fazer o disco para ela e a Billie eillish e esse complexo de adolescente chorosa incompreendida contra o mundo.
Graças a Deus Billie tem personalidade, e não parece que mandou o chat gpt compor a letra que nem a Taylor. Ela só ganha as premiações pq é a queridinha roubada da indústria, pq talento mesmo é o básico. Esse último álbum dela não tem nada demais, bom mesmo foi o reputation, fearless.mas esse aí…Maria passa na frente. Já o HMHAS Trouxe vocais lindos e cheios de sentimentos, foi como conhecer uma nova faceta dela. Ela sempre se supera. Enfim, Taylor é uma ressentida que quando não tem assunto pra escrever sobre, fica revirando fofoquinha que aconteceu a ano atrás e escreve a música mais fútil já ouvida. De resto eu concordo querido, boa noite.
billie eilish num estudio na casa dela somente com o irmao e com 10 musicas ultrapassou maiss recordes que The tortured Poets Department em beeeemm menos tempo, além de ser bem mais premiada que a taylor swift considerando a taylor quando tinha a idade dela. Serio, Antes de dar a opnião na internet aprende a respeitar e nao desvalorizar outros artistas, e outra, se baseie em fatos tbm pq se for pra falar so oq vem na tua cabeca so vai escrever merda
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a unica TORTURA desse album horroroso da taylor foi gastar meu tempo de vida ouvindo 30 musicas iguais KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Nunca que aquele flopada do Shaboozey vai ganhar alguma, e se ganhar vai ser pagando igual fez com aquele nojo de música do bar song, sobre best New artist ou é a Sabrina ou a Chappell que tiveram a mínima relevância nesse ano, porque os únicos que escutaram bar song do flopado do shaboozey foram as pessoas que viram ele no top 1 da Billboard, porque a música parece sair do chat gpt nem o som consegue ser interessante, ele é patético, até a blogueirinha tem músicas melhores. Porque mano, o cara que pagou os Mohammeds pra escutar a música ridícula dele não é artista e seus fãs não são gente.
nada contra a ariana mas esse album novo dela tá MUITO fraquinho, não deveria vencer nenhum grammy. álbum do ano também cowboy carter foi uma bomba