NewJeans. Credit: ADOR / HYBE
Por Maria Jullya Carvalho
O futuro do grupo que possui diversos hits como “Super Shy”, “ETA” e “ASAP” vem preocupando bastante os fãs nos últimos meses, mas qual o motivo de tanta preocupação?
A polêmica começou quando a HYBE abriu um processo de investigação contra a CEO da subsidiária Ador, Min Hee-jin. Hee-jin teria sido acusada de vazar informações privadas e tentar tomar o controle da empresa, onde a HYBE possui cerca de 80% da companhia. Foram achados documentos com declarações para alterações contratuais e planos para se desvincular da empresa e, assim adquirir o grupo NewJeans e formar uma nova empresa separada. Em resposta às acusações, a executiva desmentiu e acusou a HYBE de copiar o conceito do NewJeans. O caso resultou no afastamento de Min Hee-jin, até então, CEO e mente criativa por trás do famoso grupo.
A HYBE substituiu Min Hee-jin no final de agosto, o que deixou as próprias integrantes e muitos fãs insatisfeitos com a decisão.
Possível plágio?
De acordo com um portal sul-corano, os pais das integrantes do grupo teriam relatado um suposto plágio vindo do ILLIT, novo grupo da BE:LIFT, outra subsidiária da HYBE. Em comunicado, a Ador afirma que o grupo copia o NewJeans em todas as áreas, incluindo cabelo, maquiagem, figurinos, coreografia, fotografia, vídeos e aparições em eventos. E diz que a HYBE foi cegada pelos lucros e está copiando conteúdos culturais de sucesso sem qualquer hesitação.
Em resposta, a HYBE acusa Min Hee Jin de usar seus artistas e familiares para resolver seus problemas pessoais.
Membros se manifestam:
No dia 12 de setembro, as integrantes do grupo fizeram uma live no YouTube, com o título de “O que o NewJeans quer falar”, para comentar sobre a situação e dar mais um capítulo a essa grande polêmica. A transmissão foi deletada logo após terminar.
Na transmissão ao vivo as integrantes afirmam que tiveram uma reunião com os superiores da HYBE e que expressaram suas opiniões, mas que nada do que disseram foi ouvido. Em sequência, uma das membros disse que não compreende como a empresa que deveria as proteger estava lidando com o assunto dessa forma. “Queremos uma Ador em que a produção musical e a gestão sejam feitas por Min Hee-jin como CEO outra vez. Fazemos esse pedido como uma forma de seguir pacificamente dentro da HYBE. Se nossas opiniões foram bem comunicadas, esperamos que o presidente Bang Si-hyuk e a empresa tomem a decisão sábia de restabelecer Min Hee-jin como CEO da Ador até o dia 25 de setembro “, diz a integrante Minji.
Em consequência o CEO da HYBE comentou o seguinte sobre a situação: “Seguiremos os regulamentos internos e responderemos com calma. A HYBE é uma empresa que segue as regras e mantém uma gestão de precisão. Olhando para trás, aqueles que seguem as regras sempre acabam vencedores”.
Ainda não se tem o desfecho de toda essa polêmica, o que gera ainda mais preocupação e medo nos fãs do NewJeans. O que todos sabemos é que o disband do grupo seria uma grande perda para o K-pop.
Que matéria incrível! 😱😍